Motorista Socialmente Responsável

O programa MSR foi idealizado por profissionais da Pamcary, especialistas em gerenciamento de riscos, para disseminar conhecimento sobre o comportamento seguro dos caminhoneiros nas estradas, gerando conscientização e valorização do condutor de transportes de cargas perante a sociedade.

Inspirar a sustentabilidade no setor de logística e transportes é o nosso desafio.

O programa Motorista Socialmente Responsável está alicerçado em três pilares:

Clique aqui para assistir aos vídeos.

Como usar as ferramentas

Fique atento, é proibido alterar os arquivos ou utilizar os recursos com objetivos comerciais. Você deve atribuir autoria ao Instituto Cuidando do Futuro. Caso queira compartilhar os conteúdos, gere um link para página do ICF.


Inclusão Socioeconômica do Caminhoneiro

Com o objetivo de auxiliar a inserção do caminhoneiro no mercado formal de trabalho, assegurando liberdade de escolha e aumento de seu poder aquisitivo, ampliando e consolidando sua cidadania, criamos o programa denominado Inclusão Socioeconômica do Caminhoneiro – ISC.

Desde a sua fundação, o ICF sempre apoiou iniciativas que visavam o fim da carta-frete, meio ilegal amplamente utilizado para pagamento do frete aos Transportadores Autônomos de Cargas – TAC’s. Para recebimento do frete o TAC era obrigado a se sujeitar ao pagamento de ágio no abastecimento de diesel em postos de combustíveis conveniados com as Transportadoras contratantes, assim como a realizar gastos que podiam chegar à ordem de, pelo menos, 40% do valor de face da carta-frete.

O fim da carta-frete pode e deve ser considerado como uma grande vitória para a categoria e para a sociedade de forma geral. A possibilidade de comprovar renda dá oportunidade à renovação da frota nacional de caminhões, diminuição da emissão de gases poluentes, redução do número de acidentes, trazendo mais qualidade à prestação dos serviços dos TAC’s.

Os vídeos dos programas podem ser utilizados em treinamentos, apresentações e em eventos para a sensibilização dos motoristas.

Clique aqui para assistir ao vídeo.

Cartilha da UNICAM